quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Reflexões sobre a "Filosofia do Jeitinho Brasileiro"


" O jeitinho Brasileiro é um modo de agir que implica num modo de ser do corpo e num universo conceitual que lhe é próprio" - Fernanda Carlos Borges.


A influência da mídia deturpou o jeitinho brasileiro e o transformou numa "falha no proceso de modernização que é uma das causa das mazelas no nosso País". Tudo o que se faz hoje seja pra solucionar problemas, seja pra conquistar coisas ou superar obstáculos é considerado jeitinho brasileiro. Em contrapartida as notícias de corrupção também são tratadas como jetinho brasileiro.


Que jeitinho é esse?


O jeitinho não acontece só. É necessário a presença de pelo menos duas pessoas, uma que solicita o jeitinho e outra que atende a esse jeitinho, e a grande caracterísitica desse processo é o poder de persuasão que esse jeitinho exerce no outro.


Para que seja obtido o que se requer (pelo jeitinho) é nessessário um "envolvimento emocional" entre ambos, e esse envolvimento emocional é o fundamento do sentimento ético na situação a ser tratada.


O jeitinho brasileiro é capaz de nos fazer atender a uma necessidade diante de um forte apleo emocional (muitas vezes não é ética a situação, mas o emocional é fogo...)


Enfim se faz necessário que aprendamos lidar com o imprevisível, vencer os preconceitos através da amizade, a persuasão pelo respeito à diferença e sujeição do corpo pelo respeito à vida. Lembrando que o que venhamos a fazer (seja pelo jeitinho brasileiro ou não) deve ser ético pra ser feito por mim ou por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário