quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Quais as aplicações do conhecimento acerca da neurofisiologia da aprendizagem na minha vida pessoal e profissional?


Sou formada em Educação Física e minha formação acadêmica foi voltada para o estudo e compreensão do educando/aluno/criança como um ser integral, e não só um grupo de massa muscular capaz de desenvolver atividades esportivas.

Estudei durante o curso de Educação Física disciplinas como a psicologia do aprendizado e neurofisiologia, e fiquei fascinada em perceber a maravilhosa máquina que nosso cérebro é.

Comecei a estudar Psicopedagogia e Psicomotricidade quando me deparei com casos de alunos meus com Autismo, com Atraso Mental, Paralisia Infantil dentre outras deficiências, e fiquei apaixonada pelo trabalho que a educação física pode desenvolver aliando a parte neurofisiológica com a motora para se chegar a um melhor aprendizado e bem estar.

Conforme estudado o Sistema Nervoso Central processa a informação sensorial e produz uma resposta motora ou de memória.

Para a Educação Física a resposta motora apreendida e repetida no aprimoramento de movimentos é fundamental. Saber direcionar o trabalho para cada caso específico é um diferencial no processo de educar, por exemplo, saber tratar um aluno especial com deficiência motora quando eu tenho um conhecimento prévio que é no lobo frontal, que se localiza o córtex motor, responsável pelos atos motores me faz, a partir daí, buscar desenvolver atividade que estimulem os neurônios e os neurotransmissores desse local e etc.




Conhecer o cérebro, suas divisões e respectivas funções são essenciais no meu campo de atuação, pois a partir deste conhecimento posso direcionar meu trabalho para uma melhor resposta de cada tipo de necessidade especial na qual irei e gosto de trabalhar.

Legal né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário