terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pensamentos sobre ética...







O que é ética? O que é ético? O que pode ou não pode? Quem é que pode? Quem determinou o que você pode, deve tem que fazer?

Esses pensamentos sempre vem a minha mente quando me deparo com algumas situações, seja em trabalho, com um grupo de amigos, igreja... mas quem foi que determinou que eu devo me comportar de tal maneira, que eu devo falar de um modo tal, que eu devo me vestir de forma tal... Já pensou então que pandemônio seria se não houvesse então uma ética (de senso comum) que pré determinasse esses padrões de conduta?

Agora penso também em uma coisa muito "louca", porque nossa lingua portuguesa tem várias palavras que tem o mesmo sentido? Quem separou MORAL e ÉTICA? Os dois são a mesma coisa... A moral não sobrevive sem a ética e nem a ética sem a moral.

Agora, muitas coisas que são imorais, antiéticas ou engordam...(rsrs) e nós fazemos. Mas o que acaba atrapalhando e ferindo esses padrões é a chata palavra alteridade, ou seja você fazer o que acha que deve, pode e quer sem, pensar ou ter consciência do outro.

A partir de agora, sigo essas etapas:

1° Passo: É ético?

2° Passo: É dentro da moral?

3° Passo: E o outro? Vai ferir, machucar, escandalizar, humilhar, passar por cima...?

Em minhas decisões mais importantes (ou nas menos importantes também) eu tento passar por essas "três peneiras" minhas idéias, mas elas nem sempre vazam do outro lado! Com você também é assim?


Meio louco, mas são apenas algumas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário